Marcação de consultas
- Para marcar consulta contacte-nos presencialmente, por telefone, email, ou agende online através da sua área pessoal do portal do SNS 24.
- Deve comparecer na USF 20-30 minutos antes da hora agendada para a consulta ou tratamento.
- Utilize o quiosque sempre que possível.
Tipologia de consultas
Equipa Médica
Todos os médicos da USF Ajuda disponibilizam os seguintes serviços:
- Consulta de Saúde do Adulto / Teleconsulta
- Consulta de Saúde Infantil e Juvenil
- Consulta de Planeamento Familiar
- Consulta de Saúde Materna
- Consulta de Diabetes
- Consulta no Domicílio
- Consulta de Doença Aguda
Equipa de Enfermagem
Todos os enfermeiros da USF Ajuda disponibilizam os seguintes serviços:
- Consulta de Saúde Infantil e Juvenil
- Consulta de Planeamento Familiar
- Consulta de Saúde Materna
- Consulta de Diabetes
- Consulta de Enfermagem ao domicílio
- Vacinação
Secretariado Clínico
O atendimento administrativo é realizado por ordem de chegada e inclui:
- Inscrição de novos utentes
- Alteração de dados pessoais dos utentes
- Agendamento de consultas médicas, de enfermagem e para a assistente social
- Confirmação de consultas programadas
- Validação administrativa de documentos emitidos
- Gestão de pedidos de renovação de receituário crónico
- Emissão de declaração de presença na Unidade
Consulta de doença aguda
A marcação realiza-se somente no próprio dia, presencialmente ou por telefone.
A consulta de doença aguda serve para avaliação de situações de doença aguda ou agudização da sua doença crónica.
Renovação de receituário crónico
Pode ser solicitado presencialmente, por email ou na área pessoal do portal SNS 24.
Serão apenas emitidas receitas de medicamentos que constem do processo clínico do utente, num prazo de 72 horas.
Serviços Mínimos
Em situação de ausência do médico ou enfermeiro de família serão garantidos os serviços considerados mínimos:
- Teste do pezinho;
- Vacinação (se administração inadiável);
- Realização de tratamentos ou administração de terapêutica, com guia de tratamento ou nota de alta e indicação para intervenção nesse dia;
- Fornecimento de contraceção de emergência; suspeita de gravidez e/ou referenciação de Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG);
- Atendimento em situações de doença aguda;
- Renovação de receituário crónico.
- Emissão de Certificados de Incapacidade Temporária (CIT) para o caso de ausências em tempo limite.
Os serviços mínimos garantidos do secretariado clínico são:
- Efetivação de consultas dentro dos pressupostos anteriores;
- Agendamento de consulta de doença aguda;
- Avaliação da plataforma SGTD (Sistema de Gestão de Transporte de Doentes).
Livro de Reclamações/Elogios e Caixa de Sugestões
Respeitando a Carta dos Direitos e Deveres dos Utentes, e assumindo uma política de melhoria contínua dos cuidados e da satisfação dos utentes, a USF Ajuda dispõe de Livro de Reclamações e Elogios, disponível na secretaria.
A Caixa de Sugestões, criada para permitir que qualquer cidadão possa contribuir com sugestões de melhoria dos serviços da USF, está disponível na sala de espera da secretaria, contendo impressos próprios de fácil preenchimento.
Tempos máximos de resposta garantidos
Respeitando a Carta de Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos Utentes do Serviço Nacional de Saúde e com o intuito de promover a melhor acessibilidade dos utentes aos serviços da USF Ajuda, são realizadas trimestralmente auditorias aos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) previstos na portaria nº153/2017, de 4 de maio.
